Os perigos de beber água da torneira

Os perigos de beber água da torneira

O consumo de água é fundamental para nosso corpo e nossa saúde. Em quantidades adequadas, ajuda a regular funções vitais, ajuda a evitar o aparecimento de doenças renais, reumatismo, problemas circulatórios, respiratórios e cardíacos. Além disso, a água também previne o aparecimento de câimbras, o envelhecimento precoce e fortalece a pele. Os benefícios são inúmeros!

Apesar de nos fazer tão bem, a água precisa passar por processos de limpeza antes de ser ingerida. Beber água diretamente da torneira, sem que ela passe por nenhum processo de filtragem, te deixa exposto a possíveis contaminações e doenças.

Mesmo que na maior parte do Brasil ela seja considerada própria para consumo, a água que vem da torneira pode conter resíduos químicos e medicamentosos, metais pesados, bactérias, vírus e parasitas. Isso acontece porque, mesmo sendo tratada em estações de tratamento, ela pode acabar sendo contaminada em armazenamentos impróprios ou pelos sistemas de encanamentos, que muitas vezes são sujos e até enferrujados.

Que tipo de doenças o consumo de água da torneira pode causar?

Beber água que não foi filtrada te expõe ao risco de contrair diversas doenças, como a hepatite A, esquistossomose, cólera, leptospirose e gastroenterites. Normalmente, os principais sintomas de quem consumiu água contaminada são febre, calafrios, dores de barriga, perda de apetite, vômitos e diarreia.

Outro grande problema de quem bebe água diretamente da torneira, é a exposição ao acúmulo de metais pesados.  O descarte de resíduos industriais é a principal fonte de contaminação dos rios. Isso acontece porque algumas indústrias metalúrgicas, de tintas, cloro e plástico PVC, utilizam metais que, quando são lançados irregularmente nos esgotos, contaminam a nossa água.


Deixe seu comentário

Fale conosco


Entre em contato através do formulário abaixo para mais informações.